Estante: A.S.A. - Associação dos Solitários Anônimos

A.S.A. - Associação dos Solitários Anônimos

Rosário Fusco


Considerado por muitos como enfant terrible do Modernismo brasileiro, o mineiro Rosário Fusco (1910 - 1977), participante do grupo Verde, de Cataguases, foi relegado a um incompreensível ostrascismo por décadas. Seu pecado: apoiar o Estado Novo (1937-1945) de Getúlio Vargas. Um dos pioneiros do realismo fantástico no Brasil, vem sendo tirado do limbo por pesquisadores que enxergam no autor de O agressor (1940) um dos responsáveis pela modernização do romance nacional.
Publicado de forma inédita em 2003, pelo Ateliê Editorial (com projeto editorial de Marcelino Freire, orelhas de Luiz Rufatto e posfácio de Fábio Lucas), A.S.A. - Associação dos Solitários Anônimos traz aquilo que ele mesmo chamava, talvez com o seu conhecido deboche, de supra-realismo.
Seres jogados nas sarjetas de lugares sórdidos, onde todos se veem de frente ao desencanto e à anarquia de suas próprias vidas, perambulam neste labirinto feito de linguagem, por vezes propositadamente arcaica, para demonstrar o tamanho de sua marginalidade e o quanto o absurdo às vezes é mais presente na lógica da realidade dos perdidos.

Ano: 2003
ISBN: 85-7480-132-1