Chamada para publicação de ensaios/artigos nas áreas de Literatura, Teatro, Cinema, História e Educação.

A fim de atender solicitações feitas por autores, ensaístas, professores e professores universitários que nos escreveram desejosos de publicar textos de natureza acadêmico-científica na Antologia Literária Cidade, cujo espaço se destina apenas à publicação de poemas, contos e crônicas, e com o intuito de oportunizar um espaço diferenciado para a publicação de textos dessa natureza é que resolvemos abrir esta chamada para uma publicação que seguirá as seguintes diretrizes básicas, muitas delas já conhecidas por se tratar de normas frequentemente estabelecidas por revistas acadêmicas.

1. Os textos enviados devem se enquadrar nas áreas de Literatura, Teatro, Cinema, História e Educação ou em suas confluências entre si (Literatura e História, por exemplo) ou em confluências com outras áreas não listadas aqui (Teatro e Sociologia, por exemplo)

2. Cada autor deverá enviar seu/s texto/s (artigo ou ensaio) obedecendo ao sistema autor-data da ABNT. O texto deverá ter até 15 páginas.

2.1. Os autores graduados ou especialistas deverão enviar junto com o texto um parecer de um professor mestre ou doutor na área e este terá seu nome publicado no verso da folha de rosto como parecerista da publicação.

Somente serão aceitos textos de alunos de graduação caso sejam bolsistas, façam parte de grupo de pesquisa certificado no Lattes e com parecer do Orientador/Líder do grupo.
2.2. Autores com título de mestrado ou doutorado não precisarão de envio de parecer.

Observação: Mesmo assim todos os textos passarão por novo parecerista indicado pelos organizadores.

3. Os artigos/ensaios aprovados serão reunidos em grupos de 10 a 15 textos conforme aproximação temática e seus autores serão convidados a participar de um dos volumes de que trata esta chamada.

3.1. Serão publicados tantos quantos forem os livros que atingirem a quantidade de textos indicados acima.

3.2. O/s título/s da/s publicação/ões (não-periódica/s: do/s livro/s) será/ão definido/s após a seleção dos textos.

3.3. Poderá ocorrer de um texto ser aprovado para publicação, mas não haver convite para o autor em virtude de não ser possível pareá-lo a outros e inclui-lo em algum volume.

3.4. Eventualmente será publicado dossiê, caso ocorra afluxo de uma quantidade significativa de textos sob um mesmo tema.

4. A publicação será na forma de edição cooperativada. Cada autor assumirá uma cota referente a publicação e receberá uma quantidade determinada de exemplares. No valor da cota, serão incluídos:

- revisão gramática
- revisão de ABNT;
- obtenção de ISBN;
- diagramação, arte da capa;
- custos gráficos;
- custos de postagem para os autores;
- envio de 50 exemplares para instituições da região;
- transporte de exemplares, etc.

4.1. O valor da cota será remetido após o grupamento dos textos indicado no item 3.

5. Característica do livro:
Formato A5, aproximadamente 14x21, capa colorida (sem orelha), miolo em papel ap 75g (apenas PB), entre 112 e 160 páginas.

6. Os textos deverão ser enviados para o email da Antologia Cidade [antologiacidade@bol.com.br] até o dia 10 de Outubro.