II Seminário Paradigmas do Ensino de Literatura (SEPEL)‏

II SEMINÁRIO PARADIGMAS DO ENSINO DE LITERATURA (II SEPEL)
A HORA E A VEZ DO LEITOR
O evento anual Seminário Paradigmas do Ensino de Literatura (SEPEL), idealizado em 2010 conjuntamente por um grupo de professores pesquisadores egressos da UFPE e pela professora Lívia Suassuna, que ministra as disciplinas de Prática de Ensino de Português da mesma instituição e coordena o evento, retoma neste ano as reflexões em torno do ensino de Literatura. Em sua segunda edição, o seminário enfatizará o papel do leitor e da leitura nos processos metodológicos e conceituais que abrangem a educação literária. Em consonância com essas discussões de ordem teórico-metodológica, o evento, fiel às preocupações que inquietaram os seus idealizadores, continuará abordando as questões relativas às políticas educacionais que envolvem a disciplina Literatura no nível básico de ensino.
Dessa forma, o SEPEL busca consolidar sua proposta de discussão no calendário acadêmico da UFPE e construir um espaço para debate permanente das problemáticas enfrentadas pelos professores de língua e literatura dos níveis Fundamental e Médio, sobretudo no que se refere ao desprestígio imposto gradativamente à disciplina de Literatura no espaço escolar e à carência de orientações metodológicas para essa disciplina. Com isso, desejamos fomentar e divulgar pesquisas científicas e debates políticos que venham projetar sobre essa
problemática possíveis reflexões e soluções. Partindo desse princípio, o SEPEL de 2011 toma como foco algumas das múltiplas relações envolvidas no processo de
interação do aluno-leitor com o texto literário na escola, feixe temático, que, por sua natureza, orienta tal debate tanto para as reflexões ético-estéticas em torno da leitura quanto para os seus aspectos político-sociológicos. Para discutir sobre o tema, o SEPEL reunirá no Centro de Educação da UFPE, nos dias 18, 19, 20 e 21 de outubro, estudiosos da área e professores universitários e da educação básica para discutir questões como: as contribuições da Teoria da Recepção para a formação do aluno-leitor; a relação entre leitor, Literatura e sociedade; as contribuições da Linguística e da Teoria Literária para o ensino de literatura; a presença da Literatura afro-brasileira na Educação Básica; e alternativas teórico-metodológicas para o ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio.
O evento contará com conferências e palestras realizadas no formato de mesas-redondas. A programação também inclui sessões de comunicação oral e um debate público com representantes das principais instâncias formadoras da Educação Básica em Pernambuco. Entre os palestrantes confirmados estão: Antony Cardoso (PPGL-UFPE); Carmen Sevilla (UFPB); Cristina Almeida (CAp); Eliana Yunes (Cátedra UNESCO de Leitura); Flávia Suassuana (Rede Particular de Ensino de PE); Janilto Andrade (UNICAP); Lepê Correia (GRE Metropolitana Norte); Lívia Suassuna (PPGE-UFPE); Lourival Holanda (PPGL-UFPE); Rosângela Tenório (PPGE-UFPE); Vera Teixeira de Aguiar (PUCRS); Zuleide Duarte (UEPB), entre outros.
Inscrições – As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente via internet, do dia 01 de agosto ao dia 14 de outubro de 2011. O interessado deve fazer o download da ficha de inscrição no blog do evento, preenchê-la e enviar para o e-mail paradigmasliteratura2010@yahoo.com.br. Em se tratando da submissão de propostas de trabalho para as sessões de comunicação oral, o candidato deverá enviar resumo para o e-mail do evento de 01 a 31 de agosto de 2011. Os participantes receberão certificados emitidos pela PROEXT (Pró-Reitoria de Extensão da UFPE).
Mais Informações – http://sepelparadigmasliteratura.blogspot.com/
Realização – Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFPE), Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL-UFPE) e Pró- Reitoria de Extensão (PROEXT).
Apoio – Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESQ) e Cátedra UNESCO de Leitura.