[Estante e Eventos] Lançamento do livro "Itinerário de uma falsa vanguarda - os dissidentes, a Semana de 22 e o Integralismo", de Antonio Arnoni Prado


Prefácio de Sérgio Miceli

296 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-442-5
2010 - 1ª edição (Acordo Ortográfico)

Acontecerá amanhã 18 de maio, a partir das 18h30, no auditório da Livraria da Vila(Al. Lorena, 1731 - Jardins, São Paulo/SP) o lançamento do mais novo livro de Antonio Arnoni Prado: Itinerário de uma falsa vanguarda - os dissidentes, a Semana de 22 e o Integralismo.
"Reconhecido por estudos de primeira grandeza sobre Lima Barreto, o teatro e a cultura anarquistas no Brasil, e o percurso intelectual de Sérgio Buarque de Holanda, entre outros temas, o historiador e crítico de literatura Antonio Arnoni Prado realiza com este livro uma proeza admirável.
Ao focar sua atenção sobre uma linhagem de obras e autores pouco analisados pela crítica — com destaque para a produção excêntrica e contraditória de Elísio de Carvalho (1880-1925) —, o autor amplia a compreensão dos nexos entre literatura e política no período crucial que se estende da proclamação da República à maturação do Modernismo. 
História cultural densa e crítica literária das mais finas, Itinerário de uma falsa vanguarda mapeia, sem nenhum esquematismo, as várias vertentes estéticas que confluiriam para os acontecimentos da Semana de Arte Moderna de 1922, bem como para as tomadas de posição ideológica que viriam à tona na década de 1930.

Sobre o autor
Antonio Arnoni Prado nasceu na cidade de São Paulo, em 1943. Sob orientação de Antonio Candido de Mello e Souza, licenciou-se mestre, com a tese Lima Barreto: o crítico e a crise, publicada em 1976 pela editora Cátedra (com nova edição pela Martins Fontes, 1989), e doutor, com o trabalho Lauréis insignes no roteiro de 22: os dissidentes, a Semana e o Integralismo, publicado, em versão resumida, sob o título de 1922: itinerário de uma falsa vanguarda (Brasiliense, 1983).
         Desde 1979 leciona no Departamento de Teoria Literária da Unicamp. Na Itália, vinculado à Fundação Feltrinelli, iniciou como pós-doutorado seus estudos sobre teatro e cultura anarquistas no Brasil, vertente de pesquisa praticamente inexplorada, que lhe permitiu compor um originalíssimo painel da literatura pré-modernista e dos movimentos de transição nas letras e na sociedade brasileiras entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do XX. Foi professor visitante nas universidades de Nova York, Roma, México, Berlim e na Universidade Católica da América, em Washington.
         Autor da coletânea de ensaios Trincheira, palco e letras: crítica, literatura e utopia no Brasil (Cosac Naify, 2004), foi também responsável pela edição da crítica literária dispersa de Sérgio Buarque de Holanda nos dois volumes de O espírito e a letra (Companhia das Letras, 1996), e pela organização do livro A dimensão da noite e outros ensaios, de João Luiz Lafetá (Editora 34/Duas Cidades, 2004), entre outras obras."

Com texto do site da Editora 34.