Estante: A estrela fria



A estrela fria - José Almino

O poeta pernambucano José Almino (presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa), autor dos livros de poemas De viva voz (1982) e Maneira de dizer (1991) e das novelas O motor da luz (1994) e O Baixo da Gávea, diário de um morador (1996), publica pela Companhia das Letras o seu mais novo livro de poesia: A estrela fria.
Dono de uma linguagem finíssima, trabalhando a memória e a observação minunciosa do cotidiano, reúne elementos autobiográficos que abrangem desde sua infância em Pernambuco ao exílio e a vida no Rio de Janeiro. A experiência amorosa também comparece de forma significativa em seus poemas que se caracterizam pelo primor de um artesanato poético.


*com informações do site da editora

Livro: A estrela fria - José Almino
Páginas
80
Formato
14.00 x 21.00 cm
Acabamento
Brochura
Lançamento
19/03/2010
ISBN
9788535916096
Selo
Companhia das Letras

► Leia mais...

[Estante] Séculos Indígenas no Brasil

Uma parceria da Fundação Darcy Ribeiro com a Karioca Multimedia e NEPCI/PUC-RS, publicado em 2008, o Projeto Séculos Indígenas baseou-se no seguinte conceito:

Índio todo mundo sabe o que é. Ou criou na cabeça que sabe. O cru e o cozido. A partir daquelas imagens que nos chegaram nos romanceios e letras de Alencar, Gonçalves Dias, nos delírios dos cronistas, nas crônicas dos padres, nas cartas régias e nos regimes oficiais que foram se multiplicando... e ou na insensatez dos livros da escola e na espetacularização da TV. Como se todos tivessem falado tudo. Esgotado.

Indígenas, uma nova forma de se dizer índio, de se ver o índio, de identificar o índio como o próprio da terra (...) depois da raiz provocadora que Mário Juruna, Marçal Tupã’i, Ângelo Kretã e outros guerreiros anônimos tinham fincado uma década antes, que remonta há quantos tempos...

“Séculos Indígenas” é isso: um projeto de registro de situações, de falas, de emoções, em que se procura deixar que flutue a percepção dos povos indígenas em um dos tempos em que o movimento social desses povos de vozes polissêmicas encontrava-se em um único som de desejos e aspirações.

- André R. F. Ramos, historiador e indigenista

(Séculos Indígenas no Brasil: catálogo descritivos de imagens, Fundação Darcy Ribeiro/Edipucrs, 2008)*

O livro, organizado pelo Prof. Édison Hütner, pode ser encontrado na íntegra no seguinte link:


Mais informações sobre o Projeto, clique aqui 

► Leia mais...

[Eutomia] Saiu a classificação da Eutomia no Qualis/CAPES

Como foi informado anteriormente em outro post, a Revista Eutomia, após submissão ao Qualis/CAPES, foi incluída no cadastro de periódicos da instituição, atualizada e divulgada agora no começo do mês de março.
A classificação atribuída à Revista, dentro dos critérios adotados pelo Qualis foi B1. Dentro da escala adotada, que tem como conceito mais alto A1, seguido de A2, Eutomia aparece com a terceira melhor classificação, na área de Letras/Linguística. Isso significa que, dentro em pouco tempo podemos alcançar conceitos maiores.
Desde já agradecemos a todos os colaboradores que possibilitaram à Revista, em pouco tempo, tal conceito e convidamos outros para visitá-la e participar da edição 2010.1, que já está aberta à captação de trabalhos.
Para conferir a classificação da Revista, é só acessar a página do WebQualis
► Leia mais...

[Eventos] 62ª Reunião Anual da SBPC - Natal/RN

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará a 62ª edição da sua Reunião Anual no campus da UFRN (Natal), com o tema Ciências do mar: herança para o futuro, e acontecerá  dos dia 25 ao dia 30 de julho de 2010. 
O segundo prazo de envios de resumo para quem quiser apresentar trabalho (em forma de pôster) e segue até o dia 24 de março. 
Todas as informações concernentes a formatação dos resumos, do pôster e valores de inscrições, com descontos, pode ser acessada na página do evento (clique para acessar).
► Leia mais...