Eventos: Fundação Biblioteca Nacional lança editais do seu Programa de Bolsas

A Fundação Biblioteca Nacional, com sede no Rio de Janeiro, lança a ediçao 2010 do seu programa de bolsas. São três editais, que se dividem em Bolsa-pesquisa, para pesquisas que se baseiem em obras do acervo da Biblioteca Nacional; Bolsa para autores com obras em fase de conclusão, que contempla autores de obras literárias em processo de finalização (para que o mesmo conclua de forma satisfatória) e Bolsa de apoio à tradução de autores brasileiros, que contempla editoras estrangeiras que se interessem em traduzir e publicar autores brasileiros.
Os editais completos podem ser acessados na seguinte página da FBN (Clique para acessar).
► Leia mais...

Eutomia: Revista Eutomia agora é Qualis

A editora da Revista Online de Literatura e Linguística Eutomia, Profa. Dra. Sueli Cavendish recebeu comunicado do Qualis/Capes informando que a Eutomia, cujo ISSN é 1982-6850 passa a fazer parte do Qualis 2008, que será divulgado no próximo mês de março.

O que é o Qualis?*

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.
A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.
A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.
Note-se que o mesmo periódico, ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. Isto não constitui inconsistência, mas expressa o valor atribuído, em cada área, à pertinência do conteúdo veiculado. Por isso, não se pretende com esta classificação que é específica para o processo de avaliação de cada área, definir qualidade de periódicos de forma absoluta.
O aplicativo que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas, bem como a divulgação dos critérios utilizados para a classificação de periódicos é o WebQualis.

* texto presente no site do Qualis

A partir de março, então, Eutomia poderá ser encontrado no WebQualis, o que respaldará agora com mais força os trabalhos publicados por nossa Revista.
► Leia mais...

Eventos: 1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem da UFRPE

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promove, no Recife, entre os dias 27 a 30 de abril de 2010 o 1º SINIEL que, objetiva, entre outras coisas, criar um ambiente de interlocução com núcleos similares, possibilitando o enriquecimento dos estudos acerca da Linguagem no Nordeste e no Brasil como um todo.
Mais informações sobre a programação provisória, minicursos e como submeter trabalhos para apresentação no site do evento: SINIEL 2010. (clique para acessar).

► Leia mais...

Eutomia: chamada para trabalhos

image
image

Eutomia anuncia a CHAMADA PARA TRABALHOS a serem publicados no Ano III, Nº 1, julho de 2010. Dando prosseguimento à prática iniciada no número anterior, este volume também será temático.

Em Literatura os temas: 1)” Ressurgimento da Retórica no quadro da Teoria Literária contemporânea”, e 2) "Historicismo Literário e Teoria da Literatura: Confluências e Divergências". Em Linguística o tema “Linguagem e Tecnologia: panorama da presença de novas tecnologias nos estudos da linguagem humana.”

Poesia e Ficção voltam a ser publicados neste número.

Por motivos que fogem ao nosso controle não receberemos neste próximo número artigos sobre o tema “O fenômeno Sousândrade”.

No link como publicar da revista Eutomia você encontrará todas as instruções para formatação e envio do seu artigo, incluindo modelo para diagramação do texto e outros formulários.

Envie a sua colaboração para o e-mail eutomia@hotmail.com até o dia 10 de abril de 2010.

Atenção: Salve seu arquivo com o título de sua contribuição.

► Leia mais...

Leituras: Birdboy, de André Resende


 ISBN: 978-85-61293-12-3
Editora: Cubzac
 Ano: 2010


Birdboy: um adolescente que pensa pelos adultos   
(Birdboy, de André Resende, CUBZAC, 2010, R$ 30,00)


Alexandre Black *





Filipo, ou Pipo, como é conhecido pelos amigos e familiares, é um adolescente que faz coisas de adolescente, passa horas e horas em frente ao PC, ou MAC, explorando as possibilidades da “rede”. Nessa outra dimensão ele é Birdboy, líder de um jogo de 100 estágios, ou Level, na linguagem dos internautas de qualquer idade. Seus pais fazem pesadas críticas à suposta alienação da “geração PC”. Um dia, seu mundo virtual é invadido por uma pessoa desconhecida que se diz chamar Yaruba e morar na África. Afirma, ainda, que está escondida e corre perigo porque o governo militar de plantão persegue a sua família, guardiã de um segredo... Seus pais, inclusive, fugiram do país e foram morar na Itália...



Yaruba pede, desesperadamente, ajuda a Filipo e total discrição. Estão sendo rastreados por forças que não são capazes de controlar: o Estado. Não podem ficar mais que uma hora por vez em bate papo ou descobrirão o seu paradeiro, demonstrando que a “rede” não é aquele lugar desprovido de censura e controle a qual muitos desejam. Intrigado com tal situação Filipo pesquisa na “rede” tudo sobre a África e seus problemas. Faz perguntas ao pai e aos professores, esses quase nunca sabem responder.  



Em Birdboy, o autor nos leva ao universo on-line de uma geração que cresceu em frente à tela de computador, teclados, mouse e joystick. Para esses jovens a Internet não tem segredos. Através das redes sociais conhecem pessoas de todos os lugares da Terra, basta um click e mais um amigo é adicionado. Se querem conhecer Londres é só abrir o Google Earth e imagens em 3D de todos os ângulos possíveis aparecerão no monitor. Sem perigo de o avião cair e sem precisar trabalhar durante seis meses para pagar a viagem, o custo da eletricidade é baixo e acessível  a todos... Bem, através de Yaruba, Filipo descobre que nem todos podem “navegar” na tranquilidade do lar, milhões nem lar tem. Em pleno século XXI coisas básicas como luz, água e, acima de tudo, liberdade, não faz parte da vida de mais da metade da população mundial.

O livro nos leva a esses lugares distantes fora da realidade de milhões de adolescentes da classe média brasileira que vivem fechados em seu mundo, e não estou falando do “planeta” Internet. Falo dos muros de dez metros de altura, das câmeras de segurança que nos espionam vinte e quatro horas por dia, dos seguranças armados que a cada novo assalto demonstram não adiantar de nada e das ruas sem crianças, portanto, vazias... Crianças mesmo só as que pedem esmolas ou assaltam os transeuntes. A África de Yaruba é a favela que vejo da janela do meu apartamento enquanto escrevo essas linhas. Intensa, a globalização ocorrida nos últimos vinte anos nos possibilita contato com todo o mundo. Mas não faz de ninguém “cidadão do mundo”, como muitos outros perseguidos políticos, ou pela miséria, Yaruba é africana e nem que ela consiga a cidadania de outro país deixará de ser, racismo existe em todo lugar. Inclusive, o segredo que ela carrega é uma verdadeira apologia a diversidade. 



De forma precisa, André Resende tenta demonstrar aos adolescentes como o planeta é maior que a Internet, mais não pensem que essa obra é uma crítica aos modernos meios de comunicação como a que o pai do nosso herói vive fazendo. Ou que a juventude “alienada” provocará a destruição da humanidade. É através de Birdboy que todos os adultos do livro poderão fazer algo para salvar uma pessoa. O jovem pouco promissor se mostra à altura da tarefa imposta a ele pelas circunstâncias. O que não se mostra à altura é o colégio: curta mais avassaladora é a crítica do autor ao sistema de ensino incapaz de acompanhar o desenvolvimento tecnológico e fazer uso dos modernos instrumentos de ensino. Para os alunos, alienados, ali, são os professores, sempre falando de coisas que hoje, para milhões de crianças, só existe dentro da sala de aula. Da porta pra fora, o mundo é online e interativo e sem os incentivos certos, como a Internet, não esperemos que nossas crianças aprendam a amar, ou pelo menos gostar, do simples e maravilhoso ato de ler.

_____________________________________________
Alexandre Black é historiador e escritor. Atualmente, conclui o mestrado em história na UFPE. xandeblack2@yahoo.com.br


► Leia mais...

Eventos: Revista Crioula faz chamada para publicação de trabalhos.

A Revista Crioula, publicação eletrônica dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, terá seu sétimo número publicado em Maio de 2010 e aceita, até primeiro de março  de 2010, colaborações de alunos matriculados nos Programas de Pós-Graduação, stricto sensu, do Brasil e do exterior, com textos inéditos em meio eletrônico.
Incluem-se nas colaborações artigos, contos e poesia.
Os artigos selecionados poderão compor as seções Dossiê e Artigos & Ensaios, a critério da Editoria.
Para ambas as seções, Dossiê e Artigos & Ensaios, somente serão aceitos os trabalhos que contemplem necessariamente uma perspectiva comparatista abordando, no mínimo, uma literatura de língua portuguesa.
Os interessados em apresentar trabalhos para participar da seleção devem fazê-lo, pelo e-mail revistacrioula@usp.br, enviando em arquivo “Word” anexo identificado com o nome do autor e da instituição. As normas para publicação estão disponíveis na página http://www.fflch.usp.br/dlcv/revistas/crioula/normas.php

*com texto do site da Revista
► Leia mais...